Compartilhe comigo histórias do dia-a-dia, mas que não deixam de ser inesquecíveis!!!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Momentos Mágicos

21 de Julho de 2011, quinta-feira, 7:00 horas. Levanto da cama, preparo um reforçado café da manhã (frutas, leite, queijo, suco de laranja e yogurt). Em seguida, o tradicional exercício físico, com duração de 30 minutos, seguido de um refrescante banho. Tudo indicava um dia comum, sem qualquer surpresa.
10:00 horas, recebo um telefonema de Júnior, meu sobrinho, convidando-me para comparecer ao Teatro de Bolso, com a finalidade de integrar a comitiva da Escola de Samba de Madureira do Turf, Campeã do Carnaval 2011, para receber os troféus indicados pelo radialista Marcelo Sampaio, produtor e apresentador do programa Ritmo da Folia na TV Litoral. Imaginei de pronto: mais uma festa sem emoção, chamando pessoas para o recebimento dos troféus correspondentes, com falação interminável. Porém, jamais poderia recusar tal convite, pois se tratava da Escola de Samba de Madureira do Turf, bairro em que nasci e onde vivem os meus queridos familiares.
Cheguei na hora marcada - 20:00 horas, e logo de início, uma agradável surpresa: o espetáculo iniciou na hora certa, com a presença do organizador Marcelo Sampaio e de sua graciosa parceira. Presença marcante essa do Marcelo! Fala naturalmente, com ênfase, abordando questões complexas e sem receio de desagradar a gregos e a troianos. Gostei do cara!!
E as surpresas começaram a surgir. Início dos momentos mágicos, inesquecíveis. Primeiramente, com uma apresentação de um conjunto composto de 10 ou 12 pessoas, mostrando a origem do Maculele, Gongo, Capoeira e Samba, com uma elegância, correção e leveza encantadora, inclusive com uma menininha de uns 6 ou 7 anos, dançando como gente grande e irradiando a pureza, a doçura da infância. Maravilha!! É pra aplaudir mil vezes!!




Prosseguindo, é levado em cena a figura antológica de Geraldo da Gamboa, trajado como sempre, elegantemente, recebendo justíssima homenagem, cantando música de sua autoria. 82 anos, com voz forte e ao mesmo tempo suave de alguém com 20 anos. Com acompanhamento de Charles, ao violão, mostrando maestria e conhecimento de um veterano. Brilhante!!
É comunicado ao palco Robertinho "Boca de Encrenca". Iniciando a sua falação, pensei: "Com esse nome, Boca de Encrenca, certamente a confusão vai começar!!" Engano total! De seu falar, palavras de integração, amizade, união, paz e amor foram transmitidas no ar, proporcionando entendimento geral. Robertinho, não mais boca de encrenca, mas sim boca de paz, confraternização e amor. 
Finalmente, no local onde a ilusão se torna realidade e a realidade se torna ilusão, Teatro de Bolso, uma incoerência paira no ar. Reunidos, praticamente todos os "monstros" sagrados do samba, únicos responsáveis pela sobrevivência desta cultura popular e imorredoura, a uma só voz explodiram: Queremos o nosso carnaval na data certa!!! Indaga-se: Se o samba/carnaval, sobrevivem exclusivamente em razão da participação dos componentes das escolas, blocos, bois, etc, porque o carnaval da nossa cidade é realizado em desacordo com o desejo de todos?
Obrigado Marcelo, agradecimento esse extensivo a todos os incansáveis e legítimos integrantes e representantes da nossa maior cultura popular, samba/carnaval, pelos inesquecíveis momentos mágicos desfrutados!   


0 comentários:

Postar um comentário